Você já ouviu falar em contratos com design? Não? Pois é… nós fomos ensinados a acreditar que um contrato precisa ser um textão difícil de ser entendido. E o que é pior: nos acostumamos a aceitar que um contrato tem que ser feito de um jeito que ninguém entende…
Você pode perguntar: mas não está na lei que o contrato precisa ser escrito? Não está na lei que o contrato tem que conter aquelas palavras rebuscadas e expressões jurídicas que nem mesmo os advogados entendem?
Pois é… não! Ao contrário do que as pessoas pensam, um contrato não precisa ser esse textão chato. E, mais do que isso, o contrato não precisa ser feito apenas para advogados entenderem.
Como tudo nesse mundo, os contratos também precisam se modernizar. Eles precisam se tornar mais agradáveis ao usuário (leia-se cliente) e servir como uma ferramenta para acelerar as transações e diminuir os conflitos e o retrabalho causados pelos contratos antiquados.
Além do texto, o contrato pode ter outros elementos como figuras e ilustrações, que facilitam a sua leitura e a sua compreensão. Isso, por si só, já facilita muito o entendimento de quem está lendo. Mas, ainda é possível fazer mais.
É possível mudar a linguagem e utilizar palavras, expressões e um estilo que seja mais próximo daquele que as pessoas utilizam no seu dia-a-dia. Você pode não ter reparado, mas até mesmo os emojis – algo que era restrito aos aplicativos de comunicação rápida – já aparecem em e-mails e matérias jornalísticas de grandes portais de notícias.
Quando a linguagem se torna mais simples, mais próxima daquela que as pessoas utilizam para se comunicar no dia a dia, o texto é mais fácil de entender e isso traz muitos benefícios a todos. Vamos explicar melhor.
O que são Contratos com Design?
Contratos com design são aqueles que utilizam ferramentas do design para:
- Melhorar a experiência do usuário;
- Tornar o texto do contrato mais agradável de ser lido;
- Tornar o contrato mais fácil de ser compreendido;
- Solucionar, de maneira criativa, questões do dia a dia das vendas e do pós-venda;
Um contrato com design pode ter figuras, imagens, desing atraente, linguagem simples, mas ele também pode ser feito por meio de um vídeo, um áudio, uma mensagem de Whatsapp… enfim, qualquer ferramenta que facilite a compreensão do que está sendo combinado e o que cada um precisa fazer é válida e pode, sim, ser legalmente aceita se seguir algumas formalidades.
Contratos que vem naquela folha em branco com um monte de letras impressas em preto, difíceis de entender, estão com os dias contados. Como falamos, o contrato veja só, sequer precisa ser escrito!
Se você ainda usa contratos textões, complicados e difíceis de serem entendidos, você está ficando para traz! Vamos trazer cinco vantagens que o contrato com design traz para quem o utiliza.
- Mais clareza = menos conflitos. 🧯
Quando o contrato passa claramente a mensagem do que está sendo contratado e o que cada parte precisa fazer para ele acontecer, a chance de problemas diminui drasticamente.
Boa parte dos conflitos ocorre porque as regras não são claras para as partes. Muitas vezes, nem mesmo quem enviou o contrato entende tudo que está escrito nele, pois os contratos costumam ser escritos de advogado para advogado, ao invés se serem elaborados para os clientes (e para os clientes dos clientes).
Quando o contrato é escrito de maneira clara para todos, a chance de conflitos diminui, e muito, pois as partes têm mais clareza do que estão contratando e o que precisam fazer para o que foi combinado aconteça.
Vamos dar um exemplo:
Cláusula 10ª: Serão consideradas como confidenciais, independentemente de estarem marcadas como confidenciais, todas aquelas trocadas entre as partes seja de maneira escrita, verbal, visual, impressa, eletrônica ou por qualquer outro modo apresentada, tangível ou intangível, podendo incluir, mas não se limitando a: know-how, dados, informações técnicas, designs, especificações, desenhos, desenho industrial, cópias, diagramas, fórmulas, melhorias, modelos, amostras, fluxogramas, croquis, fotografias, plantas, programas de computador, softwares, algoritmos, planilhas, sistemas, discos, disquetes, fitas, contratos, planos de negócios, metodologia, processos, procedimentos, projetos, conceitos de produto, especificações, amostras de ideia, documentos, relatórios, dados, segredos comerciais protegidos ou não por patentes, clientes, preços e custos, definições e informações mercadológicas, invenções e ideias, outras informações técnicas, científicas, financeiras, comerciais, ou, ainda, que possam ser comercialmente valiosas, conferindo vantagem competitiva em relação a concorrentes, dentre outros, a que, diretamente ou indiretamente qualquer das partes venha a ter acesso ou conhecimento durante a execução do presente contrato.
Foi fácil de ler essa cláusula? Ela não poderia ser escrita assim:
10. Para que todo mundo fique seguro, todas as informações que nós trocarmos, serão consideradas como confidenciais independentemente do seu conteúdo e do meio que utilizarmos para trocá-las.
Pois é, essa cláusula passa o mesmo conteúdo e traz a mesma segurança que a anterior. E ainda evita que as partes tentem utilizar alguma brecha no texto para tentar se beneficiar. Nesse formato, fica mais claro o que foi combinado e, como diz o velho ditado: o combinado não sai caro.
- Negócios fechados mais rapidamente. ✒️
Você já passou por aquela situação de mandar proposta para o cliente, ele aprovar, pedir para mandar o contrato e a negociação do contrato se estender por semanas ou meses?
Pois é… isso acontece porque, muitas vezes, o contrato não está condizente com a proposta comercial que foi enviada para o cliente. Ou, também, porque os advogados quiseram ser tão detalhistas na redação do contrato que fica até perigoso para o cliente fechar negócio com a empresa.
Nessas situações os jurídicos levam meses negociando para chegar a um texto de contrato aceitável para ambos os lados, quando a parte comercial já havia sido acordada meses antes.
Qual o resultado? Meses de faturamento perdido, muitas horas gastas e uma relação que já pode estar começando de forma desgastada.
Quando o contrato é claro, objetivo, fácil de ser compreendido e agradável à leitura, esse tempo de negociação se reduz consideravelmente. Mas não é só! Se a proposta já estiver mais alinhada ao contrato final (e por quê não, a proposta já ser o contrato), o tempo de negociação do contrato pode nem mesmo existir!
É isso mesmo: se gastarmos menos tempo negociando os contratos:
- Os negócios serão fechados mais rapidamente
- O dinheiro entrará mais rápido
- O tempo extra pode ser gasto para gerar mais negócios
- Economia de dinheiro 💰
Quando um documento é fácil de ser entendido, não precisamos gastar muito tempo lendo ele. Economizar tempo, nos dias de hoje, por si só, já vale muito, pois temos tempo para focar em outros assuntos.
Mas não é só. Um contrato mais claro e objetivo reduz o tempo gasto com advogados e, consequentemente, o dinheiro gasto para os advogados entender e traduzirem o contrato de volta para o português.
E, tenha certeza, os advogados também agradecem ao receber um contrato assim, pois o trabalho deles ficará mais fácil e eles poderão focar o tempo deles no atendimento de outros clientes, aumentando suas receitas.
Um contrato com design pode trazer economia de dinheiro tanto pela economia de tempo para ele ser entendido, quanto pela redução de custos com advogados (seja pelo pagamento dos escritórios terceirizados quanto pelo tempo gasto pelo jurídico interno na análise e elaboração de contratos).
- Fidelização de clientes 📲
Quem não gosta de ver algo diferente no mercado? Quando nos deparamos com algo novo e que surpreende nossas expectativas, especialmente em termos de design, temos o hábito de compartilhar essa experiência com outras pessoas.
A ideia é que o contrato com design seja uma experiência para o cliente. A lógica é fazer com que o cliente final vivencie aquela leitura e aquele momento como uma coisa única. Pode parecer filosófico demais, mas é justamente o que acontece quando algo quebra o padrão esperado.
Se ao invés de receber um textão chato e difícil de compreender o cliente receber um contrato, digamos, no formato de revista em quadrinhos, ele naturalmente vai se sentir tentado a olhar aquele documento diferente até o fim para saber tudo que foi colocado nele. E pode até despertar um espírito de competição saudável: será que eles previram tudo mesmo? Fora a vontade de saber o fim da história…
Essa diferenciação não só chama a atenção das pessoas, como também as fideliza. Pergunte para os milhões de consumidores de produtos Apple porque eles não compram aparelhos de outra marca. Pode ser que os produtos nem sejam os mais completos em seu segmento, mas os fãs da marca têm verdadeira devoção pelos produtos e aguardam ansiosamente os novos lançamentos.
Um contrato com design, por si só, já pode trazer essa experiência de novidade ao cliente e aumentar a fidelização. Se isso for pensado para, propositadamente, incrementar esse momento de leitura e transformá-la numa experiência totalmente diferenciada (como na ideia da história em quadrinhos), isso vai potencializar, ainda mais, a fidelização dos clientes
Ao final dessa experiência, existe, ainda, grande chance dele querer compartilhar essa experiência com outras pessoas. Voilá, ele estará falando do seu produto ou serviço para outros potenciais consumidores e fazendo propaganda gratuita pela forma inovadora que o contrato foi apresentado. E esse já é o próximo benefício.
- Atração de novos clientes 🙋🏻♂️
Se um cliente falar para outras pessoas sobre a experiência que ele teve com determinado produto ou serviço, ele pode atrair ou afugentar novos clientes.
Por isso, quando a leitura do contrato se torna uma experiência inovadora para o cliente, ele vai se sentir tentado a compartilhar aquela incrível vivência com outras pessoas – ainda mais nos dias atuais, em que tudo é compartilhado quase instantaneamente nas redes sociais.
Ao compartilhar essa experiência diferenciada (como no exemplo do contrato em quadrinhos do tópico anterior) com outras pessoas, essas se sentirão instigadas a conhecer a novidade e, quem sabe, também passar por aquela experiência.
Isso, obviamente, atrai novos clientes. E no fim das contas, essa é a intenção de todas as empresas: atrair clientes. E de preferência com o menor custo possível. Quer algo melhor do que o próprio cliente trazendo novos clientes por compartilhar a experiência que teve? E o melhor! Esse marketing é gratuito!
Você nunca imaginou que um “simples” contrato pudesse trazer tantos benefícios, não é? Justamente. Precisamos ressignificar o contrato. Especialmente por ele poder ser uma ferramenta para atrair novos clientes.
- Aumento da Receita $$ 📈
Ué… não eram 05 benefícios???
Sim, pequeno gafanhoto! Eram, mas ao somarmos o resultado dos cinco, ganhamos um extra! Fica como bônus! 😉
A conclusão natural: se tenho um contrato que reduz conflitos, acelera as vendas, ajuda a economizar tempo e dinheiro, fideliza e atrai novos clientes, ele também aumenta as vendas!
Num mundo ágil como o que vivemos hoje, tudo aquilo que facilita a vida do cliente aumenta as vendas. Não temos tempo a perder.
Se o cliente entende mais rápido o que estamos combinando e não perde tempo, ele fecha mais rápido. Se perdemos menos tempo com a venda, vendemos mais e a receita aumenta!
Se o cliente gasta menos tempo para entender o contrato, a empresa gasta menos tempo e menos dinheiro por venda. Isso, claro, diminui as despesas e aumenta proporcionalmente o lucro por negócio fechado.
Se o cliente se encanta pela experiência diferenciada e volta a comprar, a empresa aumenta sua receita com menos custo. De novo, mais dinheiro no bolso!
E se o cliente atrai novos clientes, mais receita com custo zero!
O resultado não pode ser outro: mais dinheiro no caixa e sorriso no rosto.
Pode parecer uma visão exagerada, mas é justamente o que as empresas que utilizam este tipo de contrato estão vivenciando.
E você? Já pensou em utilizar um contrato com design?
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