A qualidade no atendimento traz muitas vantagens e novos clientes
Se há algo vital para qualquer empresa fazer sucesso, é o bom atendimento. Mesmo com bons serviços, bons produtos e mão de obra qualificada, o atendimento é essencial para atrair novos clientes e manter os já existentes.
A atenção ao consumidor nunca sai de moda e é um dos principais motivos para que muitas pessoas decidam entre uma ou outra empresa. O cliente exige um tratamento cordial e personalizado. E ao oferecer isso para eles, você pode ganhar a simpatia e ter o seu serviço indicado para outras pessoas.
Portanto, investir em atendimento de excelência é o início de uma carreira de sucesso e de crescimento empresarial. Isso porque cada cliente tem a sua necessidade e ouvi-los é uma ótima maneira de entender o que desejam.
Como ficam os atendimentos na era da internet
A internet e as ferramentas digitais aproximaram o público ainda mais das empresas e marcas. O avanço no acesso às informações também facilitou a busca dos clientes por corporações que oferecem serviços, produtos e atendimento de qualidade
Por estarem bem informados, antes de comprarem ou adquirirem qualquer serviço, os consumidores pesquisam bastante. Eles já sabem o que querem e como querem. Por isso, os funcionários responsáveis pelo atendimento devem conhecer bem a empresa e o que ela oferece. Atender bem tem sido um grande desafio e não é legal tentar enganar o público. Quanto mais preciso e personalizado o atendimento, melhor.
Satisfazer o cliente é uma necessidade constante do mercado. É uma maneira de manter e de conquistar nova clientela. Para ter excelência no atendimento, a capacitação dos colaboradores é uma obrigação da empresa.
Uma pesquisa desenvolvida pela Aspect Consumer Experience Survey traz um dado muito interessante sobre o atendimento. Segundo o instituto, 76% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é a melhor maneira de a empresa demonstrar o quanto valorizam o seu público consumidor. Ele se torna um diferencial competitivo de qualquer corporação, independentemente do segmento em que atua.
Na era da internet, criar canais de interação é mais uma forma de demonstrar que o empresário se importa em saber a opinião, sugestões e até reclamações de seus consumidores. Mas nada de deixar o seu público sem respostas ou colocá-los para responder diversas perguntas de WhatsApp, complicando o atendimento e deixando-o robotizado. Afinal, ninguém quer se comunicar com ‘aplicativos’, mas com pessoas. Personalizar é a palavra-chave.
Como atender bem o meu cliente?
Como já falamos aqui, qualificar os colaboradores da empresa é o primeiro e um dos passos mais importantes para atender bem o cliente. Profissionais despreparados passam uma imagem ruim da empresa. Eles precisam conhecer as necessidades dos consumidores, saber ouvi-los e atendê-los com rapidez e eficiência são essenciais.
O treinamento dos colaboradores não pode ser visto como despesa, mas como investimento. Além de terem informações detalhadas sobre o produto, os funcionários devem ter conhecimento da missão, visão e valores da companhia. Outro papel da empresa é manter os profissionais sempre motivados. Um colaborador insatisfeito pode prejudicar o andamento de uma negociação, causar mal-estar entre o cliente e a empresa. Isso também pode impedir que outras pessoas adquiram o serviço ou produto da empresa, por causa da péssima reputação.
Não importa a qual segmento do mercado a sua empresa pertence, o bom atendimento é imprescindível. Uma maneira eficaz de entender melhor o seu cliente é fazer pesquisas de satisfação e incentivar sugestões para melhorar os serviços.
Transparência
Além da capacitação dos colaboradores, a empresa também deve apostar na transparência para conquistar novos clientes. Comunicar com clareza é importante para o consumidor entender melhor sobre os serviços e produtos oferecidos. Quando o cliente não entende sobre o setor, é essencial que o atendente tenha atenção e paciência para explicar tudo minuciosamente.
Além disso, ser sincero na informação é um diferencial. A transparência faz toda diferença na hora de satisfazer os clientes. Ser claro e passar informações corretas sem ludibriar o consumidor, além de demonstrar respeito, demonstra também o caráter da empresa.
A transparência é uma boa variável para conquistar o público, mas há outras que as empresas devem seguir para prestarem um atendimento de excelência.
Veja quais:
- Cordialidade: O diálogo cordial é imprescindível nos atendimentos aos clientes. Ser amigável e atencioso com o cliente é uma regra de ouro e pode atrair bons frutos para a sua empresa. Isso independe do canal escolhido pelo consumidor para se comunicar com a empresa (telefone, e-mail, Whatsapp, redes sociais, etc.). A conversa deve fluir da maneira mais natural possível, sem parecer um roteiro pré-programado. Ao final do atendimento, o colaborador não deve esquecer de agradecer o contato.
- Empatia: O atendente precisa ter essa característica para entender as necessidades do consumidor e poder atendê-lo com eficiência. O tom de voz deve ser sempre amigável, mesmo que o cliente esteja exaltado. O colaborador jamais deve transmitir irritação, frustração ou tédio.
- Conheça o seu cliente: Essa dica não deve ser ignorada por nenhum segmento empresarial. Conhecer o perfil do consumidor e as suas preferências facilita muito o atendimento. Isso pode ser feito por meio de formulários e pesquisas on-line ou de uma conversa presencial ou por meios eletrônicos.
- Agilidade: Ninguém gosta de passar horas aguardando ao telefone ou em meios eletrônicos para ser atendido. É uma tortura para muita gente. A agilidade deve ser um dos mandamentos do atendimento. Quanto mais rápido o problema for resolvido, melhor
Mesmo com muitas ferramentas tecnológicas, nada substitui o diálogo e atenção durante o atendimento. O cliente busca a personalização. Quer se sentir especial e ter boa experiência. Por isso, invista na excelência do atendimento de sua empresa e colha os bons frutos.
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