Solução pode ser uma alternativa viável para dinamizar cotidiano empresarial
As carteiras digitais têm se tornado cada vez mais comuns entre pessoas físicas, angariando atenção de empresas por suas diversas vantagens. Entre esses pontos, vale destacar:
- A praticidade;
- A segurança;
- A velocidade.
Quer saber mais sobre carteiras digitais e entender as relações dessas ferramentas com o cotidiano de Pessoas Jurídicas? Continue no nosso artigo.
Afinal, o que são carteiras digitais?
As carteiras digitais acompanham um movimento global de “virtualização”, ou seja, de migração de artigos e ferramentas físicas para camadas completamente virtuais. Nesse caso, todas as ações relacionadas a transações financeiras são substituídas por tecnologias que buscam suprir as necessidades tradicionais nesse aspecto, além de contemplar a praticidade, a segurança e a velocidade citadas anteriormente.
Em um material exclusivo sobre o assunto, a PagSeguro separou esse segmento em quatro pilares, sendo eles:
- O desktop, focado em computadores;
- O mobile, focado em dispositivos móveis;
- O hardware, focado em dispositivos físicos (tokens bancários, entre outros);
- O online, focado em navegadores.
No texto, a companhia ainda destaca dois estudos. O primeiro, publicado pela Toluna, sugere que 89% dos brasileiros aderiram às carteiras digitais durante a pandemia. O segundo, dessa vez divulgado pela Juniper Research, indica que 4,4 bilhões de pessoas ao redor do mundo devem usar esse padrão até 2025.
Essa pluralidade captou o interesse de microempreendedores e empresas de pequeno, médio e grande porte, que passaram a buscar uma alternativa para aderir à essas ferramentas.
Pessoa Jurídica pode ter carteira digital?
Sim, Pessoas Jurídicas podem ter carteiras digitais assim como Pessoas Físicas. No entanto, os atributos específicos para sua adesão, os famosos “termos de uso”, variam conforme diversas particularidades. Portanto, todas as companhias que buscarem se inserir nesse segmento devem se atentar a esses pontos para evitar imbróglios legais.
No Brasil, existem diversas opções para aderir a esse modelo, com características que se moldam conforme cada realidade. Por isso, para facilitar esse processo de decisão e dinamizar os estudos nesse sentido, separamos algumas das principais marcas dispostas pelo cenário nacional.
- Banco Inter
Em vigor desde 2015, a carteira digital do Banco Inter é uma das mais tradicionais desse segmento no país. Evoluindo constantemente, é reconhecida como uma das melhores alternativas do mercado com frequência. Um comparativo desenvolvido pelo iDinheiro, por exemplo, definiu o empreendimento como um dos melhores bandos digitais de 2021.
Quais os benefícios?
Listados através do portal oficial da companhia, os pontos de destaque dessa categoria são:
- 100 TEDs e 100 boletos por mês;
- Transferência de domicílio bancário;
- Antecipação de recebíveis;
- API para serviços de boleto;
- Liveness e i-safe.
- Banco Original
Resultado da fusão entre os bancos JBS e Matone, o Banco Original sempre direcionou esforços para o mercado digital. Além dessa vertente, a marca também visa ganhar terreno entre usuários do agronegócio e do meio corporativo. Em linhas gerais, os resultados são extremamente positivos, com mais de 4 milhões alcançados desde 2011, segundo o iDinheiro.
Quais as vantagens?
Para conquistar novos clientes e manter sua base estruturada, o conglomerado oferece:
- Abertura de conta completamente digital;
- Tecnologia e segurança de última geração;
- Estrutura de atendimento completa nos canais digitais;
- Carteira de investimentos específica para cada negócio.
- BS2
Antigo Bonsucesso, o BS2 iniciou seus investimentos em carteiras para Pessoas Jurídicas de maneira discreta. Em pouco tempo foi se consolidando como uma alternativa prática para empreendedores, disponibilizando diversas alternativas de crescimento para esse segmento.
Quais os benefícios?
Apresentado pontos consideravelmente modestos, o BS2 apresenta os seguintes tópicos como destaques de seus serviços:
- TEDs e transferências;
- Movimentações via PIX;
- Cadastro de favorecido;
- Aprovação de transações;
- Comprovante de transações;
- Links de pagamento;
- Cartão de débito físico e digital;
- Pagamentos de tributos com e sem código de barras.
- C6 Bank
Apesar de ser uma das carteiras digitais mais recentes dessa lista, o C6 Bank acompanha de perto companhias mais estabilizadas. Afinal, apesar de jovem, a empresa é estruturada por colossos do mercado, visto que foi fundada por ex-executivos do BTG Pactual.
A experiência de seus fundadores faz o empreendimento jogar pesado contra seus concorrentes. Afinal, entre suas principais vantagens listadas em seu portal, estão:
Quais os benefícios?
- Conta gratuita;
- Cartão de crédito PJ;
- Empréstimos;
- Investimentos;
- Maquininha C6 Pay.
- Cora
Dessa vez, de fato, a carteira digital mais recente dessa lista, o Cora se apresenta como uma oportunidade extremamente competente de crescimento mútuo. Fundada em 2020, a fintech oferece inúmeros serviços virtuais para seus clientes, que devem ver a marca ganhar espaço no futuro.
Quais os benefícios?
Apesar de recente, a Cora é contundente para conquistar seu público, exibindo como suas principais vantagens:
- Transferências e emissão de boletos gratuitos e ilimitados pelo aplicativo;
- Suporte via WhatsApp, chat no aplicativo ou e-mail;
- Cadastro rápido;
- Um cartão só para negócios.
- Nubank
Um dos maiores destaques contemporâneos desse setor, o Nubank tem conquistado seu público através de um funcionamento simplificado e extremamente dinâmico. Em 2021, ganhou espaço midiático ao lucrar R$ 76 milhões somente no primeiro semestre, promovendo um cenário promissor para o futuro.
Quais os benefícios?
Compreendendo as categorias EI, EIRELI, Empresa Individual Imobiliária, Sociedade Unipessoal de Advocacia, LTDA e MEI, vale destacar os seguintes pontos:
- Não possui anuidade ou taxa de manutenção;
- Transferências gratuitas e ilimitadas entre contas Nubank;
- TEDs ilimitados e sem custo para outros bancos;
- Permite o pagamento de “(…) tributos e impostos exigidos para pessoas jurídicas através de código de barras”;
- Permite a emissão de boletos através do aplicativo;
- Permite a emissão do extrato da conta em OFX e PDF através do aplicativo.
Entendendo os benefícios oferecidos por cada um desses bancos, é possível aderir à carteira digital que mais se adapte ao cotidiano financeiro da sua companhia.
Os comentários estão fechados.