Adotar essa técnica para a elaboração de documentos pode ser muito produtivo
A Linguagem Simples é uma estratégia linguística que visa facilitar a comunicação em diversos segmentos. No empreendedorismo, assim como em algumas áreas governamentais, esse método pretende aumentar a produtividade e democratizar informações. Os resultados da adoção desse sistema variam conforme cada realidade, mas por interferir diretamente na eficiência empresarial, pode servir para aumentar o lucro a longo prazo e contribuir com um progresso constante.
A jornalista Heloisa Fischer, veterana na pesquisa e na aplicação da Linguagem Simples no Brasil, fundou uma assessoria de aprendizagem especializada nessa ideia. A Comunica Simples, sediada no Rio de Janeiro, se estabeleceu visando “(…) construir a cultura da Linguagem Simples em ambientes de trabalho, consumo e cidadania”.
Além disso, a pesquisadora se baseou em seus estudos para criar o minicurso “7 Diretrizes de Linguagem Simples”, disponível gratuitamente no YouTube. Os pontos de destaque na sequência de nove vídeos são:
- A empatia;
- A hierarquia;
- As palavras conhecidas;
- As palavras concretas;
- As frases curtas;
- A ordem direta;
- O diagnóstico.
A seguir, descubra mais sobre essa definição.
História
No livro “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, Heloisa Fischer traz para a língua portuguesa a primeira obra totalmente dedicada à Linguagem Simples. Nela, o tema é destrinchado desde suas origens, ainda em língua inglesa, nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A partir dos anos 1940, a então chamada Plain Language começou a se desenvolver até ser aplicada em sistemas oficiais de governos da atualidade. No Brasil, os baixos níveis de escolaridade fizeram com que essa técnica se tornasse essencial para garantir direitos constitucionais, auxiliando na democratização de informações e de serviços estatais.
Essa função é tão importante que uma das definições para Linguagem Simples apresentadas por Heloisa Fischer é “causa social”. E, infelizmente, faz sentido. Dados do Indicador do Alfabetismo Funcional (InAF) de 2018 apontam que três em cada dez jovens e adultos são considerados analfabetos funcionais – que sabem ler, mas têm dificuldades em interpretar textos e números simples. Ao todo, essas pessoas são 29% da população brasileira, aproximadamente 38 milhões de indivíduos.
Jornalismo
O artigo 5º da Constituição Federal prevê que “Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral (…)”. Dessa forma, enquanto a legislação cumpre o papel de garantir esse ponto, outras instituições devem se ater a democratizar esses conteúdos.
Heloisa Fischer fez questão de ressaltar que a pandemia causada pelo coronavírus é um triste exemplo de como alguns dados devem ser facilmente compreendidos. Segundo ela, situações extremas como essa mostram como esse modelo pode salvar vidas.
Por isso o jornalismo, mesmo sem usar as definições estruturadas pela pesquisadora, defende que a objetividade e a simplicidade são fundamentais para a publicação de qualquer produto. No site da Comunica Simples, ainda se destaca que isso não significa ser simplório ou simplista.
Contratos
Equívocos de interpretação, comuns em textos extensos e com muitos termos técnicos, contribuem com a insatisfação de clientes e até de funcionários. Dessa forma, uma vez que a Linguagem Simples é compreendida como algo essencial e aplicável a qualquer tipo de texto, fica claro que contratos podem, e talvez devam, fazer parte do grupo de documentos que adotam esse modelo.
Como citado anteriormente, usar esse método aumenta a produtividade e, por isso, é tão importante para qualquer ambiente empresarial. Tanto interna quanto externamente, facilitar o entendimento de qualquer publicação funciona como uma graxa, que ajuda no funcionamento pleno das engrenagens de qualquer negócio.
Imagens
É comum que imagens sejam categorizadas como descartáveis para diversos tipos de documentos. Porém, há um desconhecimento do poder que possui esse modelo de linguagem. Textos que usam isso de forma equilibrada, tomando todos os cuidados para não produzir algo inconveniente ou incômodo, tem potencial para serem extremamente eficientes.
No caso dos contratos há maior complexidade, visto que, frequentemente, não há espaço estrutural para isso. Porém, com inteligência e criatividade, esses pontos podem ser usados para ilustrar produtos e serviços.
O avesso
Para entender melhor a necessidade desse sistema, um exercício de inversão de valores pode ser feito. Conforme Heloisa Fischer explica no capítulo “Revisão e Próximos Passos” na sequência de vídeos das “7 Diretrizes de Linguagem Simples”, a ideia é compreender através de uma ótica invertida. Ela diz: “(…) se a Linguagem Simples propõe intervenções que resolvem problemas (…), a gente tem [sic] que procurar o contrário”.
A atividade consegue explicitar erros comuns na produção dos mais variados tipos de textos, trabalhando apenas com a oposição dos pontos apresentados durante o minicurso. A começar pela empatia, contraposta pelo conceito de “desconsiderar a pessoa que lê”. Por isso, é importante pensar, sempre, em democratizar o conteúdo em questão, tornando-o acessível ao máximo de pessoas possíveis.
Organizar informações “fora da sequência lógica”, adotando uma complexidade desnecessária por estética ou, até mesmo, falta de conhecimento, é outro equívoco comum. Para o desenvolvimento de contratos, eliminar essa característica é fundamental. Um conteúdo que não esteja explicado com clareza, deixando brechas para interpretações equivocadas, pode gerar processos jurídicos contra uma corporação. Por isso, palavras incomuns, abstratas e frases longas podem ser extremamente prejudiciais.
Um grande exemplo da necessidade da implementação da Linguagem Simples ocorreu na Google, em 2019. Desde esse ano, o algoritmo Bidirectional Encoder Representation of Transformer (BERT) passou a ser testado como forma de aperfeiçoar o sistema de buscas da plataforma, levando em consideração não só palavras-chave, mas o contexto das frases.
Dessa forma, resultados mais precisos são apresentados com mais frequência, aumentando a eficiência do mecanismo de pesquisa da companhia. Convenhamos, se até a quarta empresa mais valiosa do mundo considera esse ponto importante para aperfeiçoar seus serviços, não seremos nós que devemos optar por ficar de fora.
Os comentários estão fechados.