Dentro do universo das startups, existe um assunto que tem sido discutido há algum tempo e é muito importante para o planejamento do futuro das startups: a cap table.
O que é a cap table?
Cap table é a abreviação de capitalization table ou “tabela de capitalização”. Nada mais é, do que o quadro dos sócios ou acionistas, onde está disposto a participação que cada um deles têm na empresa e, também, quanto foi prometido de participação a investidores e colaboradores. Dela é possível extrair dados para análise dos percentuais de participação, diluição de capital e valor do patrimônio em cada rodada de investimentos dos fundadores, investidores e outros proprietários.
Qual a importância e o momento para se organizar a cap table?
O crescimento de uma startup depende – na maioria das vezes – de algumas ou várias rodadas de captação de investimentos, já que essas empresas precisam de capital nas fases iniciais do projeto.
Nessa fase embrionária são feitos contratos com investidores – como os contratos ou cláusulas de vesting, opção de compra e mútuo conversível – permitindo que eles mediante a ocorrência de um determinado evento, se tornem sócios da empresa. Muitas startups nesse momento perdem o controle da participação dos investidores na empresa, por falta de organização ou por nem ter uma cap table.
Assim, o ideal é a que as startups mantenham duas cap tables, uma já nos períodos embrionários da startup, onde são poucos os acionistas e o contrato se limita aos fundadores, e outra mais completa que mostra as participações no futuro, refletindo os contratos que foram celebrados com investidores, como as opções de compra e contratos de mútuo conversível, onde possíveis conversões em participação poderão existir.
Com isso, podemos ter uma visão ampliada do negócio e essa visão pode evitar eventuais conflitos no futuro, como, por exemplo, perceber que houve uma perda relevante de poder por parte dos fundadores, ou mesmo, em casos extremos, que se prometeu uma participação maior que o próprio capital social da empresa. Assim manter a cap table atualizada é uma prática que deve ser adotada por toda startup que pretende passar por diversas rodadas de investimento e demonstrar a sua organização aos investidores, como também suas projeções para o futuro da empresa
A equipe do ASAE está disponível para ajudar você a organizar a sua cap table, como também, para sanar outras dúvidas dentro desse universo.
Para saber mais sobre nossos serviços: https://accorsisarue.com.br/areas-de-atuacao/
Por Rubens Souza
Os comentários estão fechados.