Sabe-se que um contrato é espécie de instrumento jurídico que estabelece uma relação mais segura entre as partes, especificando os deveres e obrigações de ambas. Mas sabia que existe uma forma de deixar esse instrumento mais descontraído e manter seu valor jurídico?
É nesse sentido que criamos este artigo, pretendemos mostrar que um contrato pode ser peça-chave para o marketing da sua empresa ou escritório. Confira!
Em que momento é necessário um contrato?
O ser humano, desde o nascimento, já realiza diversos acordos durante sua vida. É sabido que nem todo acordos precisam contar com requisitos formais. No entanto, não é incomum que acordos sejam descumpridos por falta de formalização.
Nesse sentido, o contrato pode ser instrumento fundamental para dar mais segurança aos negócios. Mas há certa aversão das pessoas quando o assunto é contrato, quer seja pelo formalismo excessivo ou por serem prolixos.
Infelizmente, as empresas ainda estão pautadas no tradicionalismo excessivo e não acompanham a evolução da sociedade. Hoje, dada a correria do dia a dia, quanto mais objetivo e claro os instrumentos de contratação forem, maior a chance de sucesso e satisfação das partes!
Com isso, não resta dúvida que um contrato é importante! Mas que tal pensá-lo como estratégia de marketing para seus negócios? É isso mesmo, um contrato pode ser peça-chave para o marketing da sua empresa!
Como apostar no marketing de sua empresa através da figura dos contratos?
Já ouviu falar em legal design ou visual law? A escolha adequada de novos métodos de trabalho pode ser revolucionária no campo do Direito! É isso mesmo! Ainda que soe estranho a combinação de Direito com o Design, ela é possível e pode trazer mais resultados para empresa!
Quando se fala em evoluções digitais no campo do Direito, não se resume apenas a software ou uso de inteligência artificial. O campo é bem mais abrangente e pode estar bem mais próximo do que você imagina.
Aí que entra legal design e o visual law. Estes novos métodos vieram para revolucionar as relações entre clientes/empresas.
Mas o que é legal design e o visual law?
Legal design nada mais é do que a aplicação do Design Thinking ao Direito. Por meio do uso das ferramentas de design se pautarão as relações de negociação. Ou seja, de forma inovadora e com criatividade, é possível resolver as demandas da vida cotidiana.
Por exemplo, o Visual Law utiliza a imagem e outras ferramentas visuais como forma de interação com usuários nos documentos jurídicos de sua empresa:
- Petição;
- Contrato;
- Minutas, entre outros.
Por meio da gama de recursos visuais, é possível tornar um contrato algo simples e claro para pessoas. E isso não quer dizer apenas ao uso de imagens, gráficos etc., mas até mesmo a maneira do espaçamento e uso de palavras.
Mas como tornar o Direito mais visual na sua empresa?
A primeira coisa é compreender que essa revolução no campo jurídico é voltada para o ser humano. Ou seja, é voltada para o usuário do serviço jurídico!
Por isso, quando sua empresa criar um contrato, antes de qualquer coisa, deverá pensar no cliente cujo instrumento será direcionado. Afinal, os usos dos recursos visuais entram para simplificar a vida das pessoas.
Depois de considerar o ser humano o centro das relações, parte-se para a adoção dos recursos de design:
1- Vídeos: ainda que em assuntos jurídicos de sua empresa os vídeos sejam pouco explorados, eles podem ser ferramentas para fortalecer o marketing de sua empresa e, consequentemente, os resultados dos seus negócios.
De modo geral, os vídeos podem ser recursos a serem utilizados nos documentos jurídicos da sua empresa e, por isso, podem trazer melhores resultados aos seus negócios. Quer forma melhor de explicar algo complicado?
2- Infográficos: conhece-se por infográfico aqueles textos de cunho visual, que são bastante explicativos. Contam com alguns gráficos, tabelas, ícones, símbolos etc.
Pode-se falar que são recursos visuais que podem ser usados nos negócios a fim de facilitar o entendimento das partes envolvidas. Além disso, pode ser um diferencial da sua empresa e uma ótima estratégia de marketing!
3- Fluxograma: é espécie de representação do fluxo da empresa ou negócio. Para isso, são usados como ferramentas para demonstrar a lógica interna da empresa.
Ademais, os fluxogramas facilitam o entendimento do caminho que foi percorrido para atingir determinado resultado no caso concreto. E isso pode ser empregado, também, para explicar o fluxo de um contrato, ou mesmo as regras de uma cláusula, como as cláusulas que tem prazos para realização de etapas.
4- Storyboard: são recursos gráficos que demonstram as principais informações de uma história. Grosso modo, é como se fosse contar o processo por meio de quadrinhos, tais como nos gibis.
Mas como um contrato visual poderá ser peça-chave para o marketing de sua empresa ou negócio?
Na atualidade, seja pela grande concorrência, seja pela maior exigência dos consumidores, o mercado requer que as empresas, cada vez mais, atendam os desejos e solucionem os problemas dos clientes/consumidores.
Por isso, atentar-se às transformações digitais poderá ser uma forma de destacar em um mercado tão concorrido e, consequentemente, ser uma eficaz estratégia de marketing para seu negócio.
É nessa seara que um contrato que atente às transformações digitais pode ser um grande aliado ou peça-chave para o marketing da sua empresa. Já parou para pensar que poucas empresas se valem do Direito Visual?
E é nessa seara que se atentar para a adoção de recursos visuais no contrato de sua empresa, poderá ser um diferencial ou pioneirismo para seu negócio. De tal modo, da junção de pioneirismo e diferencial o que se terá? Uma potencial ferramenta de marketing que poderá ser usado a favor do seu negócio!
É isso mesmo! Um simples contrato mais visual e inteligível poderá colocar sua empresa à frente da concorrência e, consequentemente, angariar mais atenção para seus serviços!
Então, não acha que já está na hora de desprender do tradicionalismo e investir na inovação? Que tal apostar em um contrato mais visual pautado no legal design e no visual law? Não tenha medo de inovar! Sem dúvida, terá uma potente ferramenta de marketing para sua empresa! Aposte!
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