Em qualquer tipo de negócio que se venha fazer, é importante dispor de um contrato para trazer maior segurança. Nas empresas de design, a situação não é diferente, é importante contar com um contrato de serviços e, ainda, revestido de design.
Quando se relaciona com serviços de design, a figura do contrato é fundamental, uma vez que será formalizado tudo que foi combinado entre o cliente e a empresa. Ou seja, obrigações e deveres de ambas as partes.
Com isso, para a formalização de um contrato de serviços de design é importante a atenção para alguns aspectos. Nesse rol, inclui-se a preocupação com o design de contrato. Afinal, grosso modo, “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo?
Quer saber mais um pouquinho sobre as principais cláusulas que precisam constar em um contrato de serviços de design? Então, continue lendo este artigo.
A qualificação das partes
Qualificar as partes nada mais é do que identificar pormenorizadamente as pessoas envolvidas na negociação. Nessa descrição entram alguns dados:
- Nome completo das partes;
- Qualificação civil;
- Número de documentos;
- Endereço;
- Números para contatos;
- Profissão;
- E-mail, entre outros.
Se as partes envolvidas forem empresas, vale destacar o representante legal de cada uma delas. No caso em tela, será o representante da empresa de design contratada.
Descrição pormenorizada dos serviços a serem executados
Nesta etapa do contrato de prestação de serviços de design, busca-se definir o objetivo geral do trabalho que será prestado pela empresa de design. É preciso que tudo esteja claro, pois assim não haverá dúvidas no futuro.
Quais serviços serão contratados? É serviço de identidade visual do cliente? Criação de alguns materiais impressos? Independente da arte a ser criada, é preciso que tudo esteja bem especificado, pois cada tipo de trabalho requer um orçamento diferente.
Por outro lado, muitas vezes, é preciso contar com alguns termos técnicos para deixar o contrato mais coeso. Para isso é interessante colocar o significado desses termos para que as pessoas entendam o sentido.
Além disso, é importante detalhar o tempo e a forma em que os serviços serão entregues. A título de exemplo, nem sempre o cliente busca o material impresso, mas somente on-line, entre diversas outras opções.
É sempre importante deixar claro, também, o número de revisões que serão feitas ao material produzido sem que haja novas cobranças, afinal, o trabalho não pode durar para sempre sem revisão de preço.
A importância do estabelecimento do preço e das modalidades de pagamento
O preço e a forma de pagamento têm que estar bem claras no contrato. Isso especificará se o pagamento se dará pela execução do projeto, por horas trabalhadas, por dia, entre outros.
De um modo geral, quando se trata de projetos grandes, costuma-se exigir um sinal. Daí, depois da finalização do projeto, emite-se uma fatura para o pagamento restante.
No entanto, as empresas de design precisam se atentar ao fato de que quando se emite uma fatura, costuma-se postergar o pagamento do serviço. E talvez isso não seja viável para os designers. Por isso, neste momento, também caberá a definição de multa e sanções casos de atraso.
Outra forma é condicionar o pagamento a etapas, mas nem sempre é aceita pelos clientes.
O prazo de entrega
O que mais interessa ao cliente é o prazo de entrega do serviço. O cliente já contrata a empresa querendo saber qual a previsão de término do serviço prestado.
Desse modo, nessa cláusula é importante especificar as condições de cumprimento da obrigação, o tempo estimado e as possíveis causas de atraso. É bom detalhar tudo a fim de não gerar surpresas desagradáveis para ambas as partes.
Agora que sabe as principais cláusulas que devem constar em um contrato de prestação de serviços por empresas de design, saiba mais um pouco sobre a importância da identidade visual do contrato.
A importância da identidade visual de um contrato de prestação de serviços por empresas de design
O maior objetivo de qualquer empresa é se tornar reconhecida e valorizada. Com as empresas de design a situação também não é diferente. Mas como facilitar esse processo de valorização e reconhecimento?
A resposta para essa questão é muito simples, ainda que seja relegada por muitas empresas: através da promoção da identidade visual da empresa.
Ou seja, se é uma empresa de design é preciso usar e abusar de elementos gráficos que tenham a ver com a imagem de sua empresa. Com isso, vale a pena investir em uma boa identidade visual do contrato de prestação de serviços oferecidos pela empresa de design.
Embora, às vezes, passe despercebido esses pequenos detalhes, um contrato de prestação de serviços de design deveria (ou deve!) contar com design no contrato também! Isso já é um convite para que o cliente contrate os serviços prestados pela empresa.
Um grande erro das instituições é investir em vários outros segmentos, na boa escrita do contrato e não se preocupar com os elementos gráficos que poderão fazer diferença naquela contratação.
Não esqueça que por meio de uma boa identidade visual é possível dar mais personalidade para seu negócio. Um contrato com design, além de ser mais atraente, tem a capacidade de facilitar a compreensão pelas partes.
Isso contribui para que a negociação seja mais atraente e sem margem de dúvida. Um cliente que contrata uma empresa de design se surpreende ao ver que o contrato também conta com identidade visual oposta a costumeira.
Por isso, é importante se atentar a esses pequenos detalhes que farão diferença em toda negociação. O cliente já assina o contrato mais seguro e mais tranquilo acerca da contratação dos serviços.
Não há mais desculpa de que há falta de tempo para construção de uma boa identidade visual do seu contrato. Hoje, já é possível contar com escritórios que entregam o contrato de prestação de serviços já com o design pronto, que é o caso do Accorsi Saruê – Advocacia Empresarial.
Afinal, quando os clientes olham para um contrato e o relacionam com sua empresa, é sinal de que a identidade visual funciona bem.
Em suma, a identidade de sua empresa deve ser construída dia a dia e estar presente até mesmo em pequenas ações. Seja no serviço prestado, no cartão de visita, no blog e até mesmo no contrato de prestação de serviços!
Os comentários estão fechados.