Montar um empreendimento ou desenvolver uma startup inovadora não é fácil e exige um grande desafio. Para que tudo dê certo, o empresário precisa ter a mente aberta para conhecer novas ideias e estar disposto a aprender técnicas que estimulam a criatividade e a encontrar soluções. 

O aprendizado vem de diversas formas, podendo ser por meio de cursos de qualificação, no aprendizado do dia-a-dia e por meio da leitura. Os livros são uma das melhores maneiras de buscar conhecimento, são uma fonte inesgotável para quem quer e precisa vender mais ou até mesmo resolver um problema no seu negócio. 

Com base nessa ideia de leitura, neste artigo selecionamos seis livros que todo empreendedor deve ler. São publicações incríveis que vão servir de inspiração para quem quer ter sucesso como empresário. 

Se liga nas dicas que vamos te dar e não perca nenhum minuto para começar a ler um desses livros. 

Dica 1 – Startup Enxuta (Eric Ries)

Crédito: Editora Sextante

O conceito de Startup Enxuta nasceu após o empreendedor Eric Ries ter passado por alguns percalços durante as suas primeiras tentativas de empreender.

Ainda jovem, ele criou o fórum online chamado Catalyst Recruit, pelo qual universitários entravam em contato com futuros empresários em busca de oportunidades profissionais. A empresa também prestava consultoria para duas incubadoras de startup e um fundo de capital de risco. Devido à sua inexperiência e pela economia da época, a Catalyst não conseguiu manter-se no mercado, fechando as portas.

Naquela época, diversos empreendimentos ligados à internet faliram. A falência levou Ries ao Vale do Silício, onde atuou em empresas de tecnologia como engenheiro de software. A partir daí, as coisas começaram a dar certo para o jovem empreendedor, tendo como destaque a rede IMVU, na qual atuou como CEO em 2008. 

O sucesso fez o engenheiro Eric Ries desenvolver uma metodologia baseada em seus princípios de administração para ajudar outras startups, levando-as ao sucesso.

Startup Enxuta tem como finalidade minimizar o ciclo de desenvolvimento do produto de uma empresa. O conceito incentiva a experimentação de várias ideias de maneira rápida até que se alcance a melhor possível.  Além de ser aplicado em empresas de tecnologia, estudos confirmam que o método também pode ser utilizado na área de marketing, tecnologia e administração. 

No livro, Eric Ries aponta três questões que precisam ser vencidas por uma startup.

  • Pouco contato com o consumidor: É mais do que essencial encurtar os laços com o seu público. É preciso conhecê-lo antes de se lançar no mercado. 
  • Na maior parte das vezes, projeções não são realidade: É necessário testar sempre para ver o que dará certo. 
  • Startup funciona diferentemente das empresas tradicionais: Por isso, o plano de negócio não pode ser rígido, mas flexível e dinâmico. O objetivo é sempre buscar melhorias para o produto. 

Dica 2 – Originais (Adam Grant)

Imagem Inclubicita

O livro demonstra a melhor forma de expressar a originalidade, além de ensinar a conquistar aliados em ambientes improváveis e escolher o momento certo de agir e lidar com o medo e a insegurança.

Adam Grant explica que ser original é optar pelo caminho menos trilhado, contrariando o pensamento comum. O livro é resultado de uma longa pesquisa sobre criatividade e inovação.

O autor pontua em quais contextos a originalidade floresce. Ele também detalha os comportamentos por trás da criatividade e da inconformidade. O livro apresenta diversas técnicas e estratégias para quem pretende ser original em seus negócios e desenvolver soluções criativas. Grant apresenta ferramentas para um pensamento mais original. 

Dica 3 – Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie):

É um dos maiores clássicos da literatura interpessoal. É considerado a bíblia das estratégias comunicativas. A sua primeira edição é de 1940 e desde então a publicação vem influenciando milhares de pessoas no mundo, principalmente empreendedores. O livro é um fenômeno e já vendeu mais de 50 milhões de cópias, sendo considerado um dos mais lidos do planeta. 

O livro é dividido em vários princípios, que dão dicas maravilhosas para influenciar pessoas. São eles: 

  • Nunca critique, condene ou reclame;
  • Demonstre apreço pelas pessoas;
  • Atente-se ao objetivo do outro;
  • Demonstre interesse;
  • Sorria, você está sendo observado;
  • Lembre-se dos nomes;
  • Procure saber sobre o interesse do outro;
  • Faça com que o outro se sinta importante;
  • Entre outros.

Dica 4 – Business Model Generation (Alexander Osterwalder e Yves Pigneur)

Imagem Rakuten Kobo

O livro está dividido em três partes, além disso a sua diagramação, arte e orientação são únicos. É como se nos passasse a sensação de trabalhar com algo inovador. Já na primeira parte do livro, o leitor é apresentado ao Business Model Canvas (BMC), ou simplesmente Canvas. O BMC é utilizado para dividir em áreas as peças fundamentais de um modelo de negócios. É uma versão resumida do Plano de Negócios.

No Canvas é descrito apenas o que é essencial para o negócio, sem muitos detalhes. No entanto, a apresentação visual facilita o entendimento, dando uma visão geral de como o negócio funciona ou vai funcionar. Além disso, o autor faz um estudo sobre modelos de negócios existentes e inovadores. Na terceira e última parte, ele demonstra como utilizar o Canvas em um modelo de negócio inovador. Vale a pena ler.

Dica 5 – A estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

Este é um best-seller internacional muito utilizado por empresários do mundo. O livro “Estratégia Oceano Azul” é baseado em um estudo que avaliou 150 medidas estratégicas adotadas durante 100 anos em 30 setores. Por isso, os autores concluíram que o êxito duradouro não decorre da luta desenfreada contra os concorrentes, mas resulta da criatividade e de soluções inovadoras. Eles defendem a criação de novas áreas de mercado para serem exploradas em termos de crescimento.

O livro apresenta uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante, além de descrever princípios e ferramentas que qualquer organização pode utilizar para criar e encontrar os seus próprios oceanos azuis. 

Dica 6 – Pai Rico, Pai Pobre (Robert Kiyosaki)

Um dos maiores best-sellers sobre Finanças e Investimentos que você não pode deixar de ler. Nele, o autor ensina como administrarmos o nosso dinheiro. Kiyosaki mostra no livro duas mentalidades: a primeira não muito boa sobre dinheiro, já a segunda apresenta a mentalidade de uma pessoa bem-sucedida nos negócios.